Cada ano letivo é um começo na vida de uma comunidade de pais, encarregados de educação, professores e alunos. Todos eles se interligam numa consciência coletiva de transmissão de valores, conhecimento e sabedoria em que o aluno é a “estrela da companhia”. Todos os intervenientes se preocupam com o bem-estar social, físico, mental e emocional do aluno para que o aproveitamento seja maximizado.
Após um período de férias, em que a liberdade de movimentos e de ação foi total é agora altura de voltar à escola, onde a organização, a concentração e a persistência serão fundamentais para o sucesso escolar. Para muitas crianças este pode ser um momento difícil e stressante, especialmente quando estão a ter contacto com a escola pela primeira vez ou tiveram a necessidade de mudar de escola.
Por outro lado, este é também um período de grande excitação, com as crianças cheias de entusiasmo em começar ou voltar para a escola. Para a maior parte delas, esta transição é geralmente pacífica, mas para outras esta mudança pode ser esmagadora.
Muitas vezes, também os pais e encarregados de educação sofrem com a separação e ausência da criança o que os deixa emocionalmente frágeis. Esta fragilidade pode ter consequências negativas quer para a criança quer para o dia-a-dia pessoal e profissional do adulto.
A Homeopatia pode ajudar em todas as preocupações físicas, mentais ou emocionais, dos pais e dos seus filhos, oferecendo uma gama de excelentes apoios terapêuticos para que o caminho escolar possa ser feito com confiança e alegria.
A homeopatia pode, assim, ajudar o seu filho nos casos de:
- ansiedade pela separação dos pais e/ou irmãos.
- ansiedade antecipatória sobre trabalhos de casa, provas e exames, ler em voz alta e também pelo facto de ter de partilhar a casa de banho pública.
- problemas de interação social com outras crianças, sentimento de exclusão, efeitos do “bullying” (no que intimida ou no intimidado).
- problemas de confiança, incluindo timidez, sensibilidade extrema, comportamento introvertido, ser excessivamente cauteloso e com medos, tendência ao isolamento, gaguez.
- comportamento agressivo e disruptivo para com os colegas, professores e membros da família.
- crianças facilmente distraídas, com dificuldade de aprendizagem, incapacidade ou falta de concentração, dificuldade com a leitura e com a escrita.
A Homeopatia pode e deve ser usada também como um reforço imunitário para o seu filho.
As crianças estão continuamente expostas a bactérias e vírus mas uma criança com um sistema imunitário forte tende a recuperar rapidamente após a manifestação de uma doença. Por outro lado, uma criança com um sistema imunitário enfraquecido pode ser mais vulnerável a constipações, gripes, acessos de tosse, infeções de garganta e ouvidos, etc.
Para além da Homeopatia, o estilo de vida das crianças é muito importante para o rendimento e sucesso escolar. Assim, de acordo com a OMS, os jovens em idade escolar devem praticar uma atividade física moderada ou intensa durante pelo menos 60 minutos por dia e uma criança deve dormir pelo menos 10 a 12h por noite, apesar das necessidades relativas ao sono e repouso serem individuais. Por exemplo, a desconcentração da criança na escola está, muitas vezes, associada ao sono que esta sente por não ter dormido o tempo suficiente.